quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Meditacao

    " Muito além das idéias do que é certo e do que é errado existe um campo. Te encontro lá"                                                                                                                                        Rumi                                                             

A meditação é a busca da iluminação e não do relaxamento. Enquanto meditando, relaxamos o corpo, mas a mente está em estado de consciência. Quando meditamos, afastamos os pensamentos cotidianos de nosso campo mental, através de técnicas que variam de "escanear" o corpo á repetir mantras. 

Existem muitos tipos de meditação, mas fundamentalmente, todos vão usar de algum método de esvaziamento mental. O mantra, palavra em Sânscrito, que significa "Instrumento da Mente", é uma palavra ou frase que expressa sonoridade única e tem como uma de suas  funções o foco mental. Ao recitar um mantra a mente está ocupada recitando o mantra, e não abrigando pensamentos cotidianos. 
A Meditação limpa a mente, alinha as ondas mentais, e traz inúmeros benefícios físicos: controla  a pressão sanguínea,ajuda no tratamento de  insônia, relaxa tensões musculares, aumenta a energia física e mental entre outros tantos. A melhor e mais eficaz maneira de explorar sua consciência é através da meditação.
Se você ainda não medita, considere começar hoje!
A consciência é sua, o corpo é seu, portanto quem tem que tomar conta deste patrimônio sem preço, é você!
Meditar por 40 minutos duas vezes ao dia é o ideal, mas se a vida está muito corrida ou se você ainda não está familiarizado com a prática, você pode optar por começar com 20 minutos pela manhã e 20 minutos ao entardecer ( não muito perto da hora de dormir)
Como meditar:
Sente-se confortavelmente, em uma cadeira ou no chão ( pessoas com sérios problemas de coluna e outros e que têm dificuldade em ficar sentadas podem e devem deitar-se). Sinta-se confortável e tenha a certeza de que você não vai ser incomodado. Portanto, desligue o telefone e se estiver em casa, avise que vai estar ocupado por pelo menos 20 minutos.
Feche os olhos ( pra evitar distrações) e por cerca de um minuto, observe sua respiração e use sua mente para escanear seu corpo. Respire fundo e comece a repetir o mantra " So Ham" ( pronuncia-se Sou Ram) por 20 minutos. Quando pensamentos vierem te visitar ( e eles virão muitas vezes) afaste-os gentilmente e volte a repetir o seu mantra. 
Quando você estiver mais familiarizado com o processo de meditação, introduza questões importantes ( quem sou eu? o que quero? como posso servir?) á sua meditação, sem expectativa de ouvir respostas. Apenas observe sua rotina com consciência.
Ao voltar da meditação. Dê-se alguns minutos para voltar ao estado de movimento, afinal, seu corpo foi exposto ao estado de descanso e o retorno ás atividades deve ser feito com calma e respeito á você mesmo.
Durante a meditação você pode experimentar estados de:
1. O sono - e isto significa que você provavelmente tem dormido mal
2. Os pensamentos - é natural que os pensamentos te visitem, porém, volte ao seu mantra. Exercite a meditação!
3. O "espaço" - é para isso que meditamos! para nos encontrarmos nos espaços entre os pensamentos e vamos saber que tivemos êxito quando prazeirosamente " perdermos" o senso de tempo e espaço.

Estou à disposição para qualquer dúvida. Tenha dias de muita inspiração e excelente meditação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário