segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ghee - O que é, como fazer e como usar!


                       Ghee 




 É o nome da manteiga clarificada. O nome vem do Sânscrito (ghrta) e muito groceiramente falando, significa, entre outras coisas "polvilhado". O sabor desta manteiga cor de mel é único.
Largamente usado na culinaria indiana e pratos ayurvédicos, o ghee suporta temperaturas altas sem alterar suas propriedades, portanto, pode ser usado também para frituras e tem um tempo de conservação longo.
Além do uso culinário, o ghee também é usado como remédio em muitas fórmulas caseiras ou não. É considerado como comida sagrada na India.


ingredientes


Manteiga sem sal e de prefeência orgânica. 
Um pano de cozinha limpo, para coar
Um coador de metal para dar suporte
Um recipiente de louça ou vidro para guardar


*Paz de Espírito. Quando fizer o ghee, pense em nossos ancestrais e conecte-se com sua sabedoria.




A quantidade


Pode-se derreter qualquer quantidade de manteira. Dê preferência a fazer uma porção maior de ghee por vez, ja´que pode ser conservado por muito tempo. Minha sugestão: 1 kilo de manteiga por vez.




Como Fazer


Coloque a manteiga em panela grossa, de preferência do tipo esmaltado, barro ou aço inoxidável.


Derreta a manteiga em fogo baixo até formar espuma. Não mexa.


Abaixe o fogo ao máximo. A manteiga ficará com um tom dourado claro e perderá toda água. Os sólidos serão depositados no fundo da panela  e ficarão de cor marrom em tom escuro.
Todo cuidado para não queimar o Ghee! Este processo varia em tempo pela quantidade de manteiga ,pela grossura da panela e pelo controle da chama do fogão ( entre 20 e 30 minutos em fogo extremamente baixo)


Quando o ghee atingir a cor amarelo ambar ou cor de mel, desligue a panela e deixe amornar. Passe por um coador de metal revestido com um pano limpo de cozinha em recipiente de louça ou vidro, com tampa.


A parte sólida não é usada.


O Ghee poderá ser guardado por tempo indeterminado e não precisa ser  refrigerado. Em lugares de clima quente, o ghee terá a aparência e textura de óleo e em lugares frios será semelhante à manteiga talhada. Guardado em geladeira (sempre tampado) também ficará com aparência de manteiga.


Modo de Usar


Pode-se cozinhar com ghee em substituição ao óleo de cozinha ou á manteiga. Se colocado sobre alimentos, como arroz, legumes, etc. derreta em banho maria e leve á mesa. Use com moderação.




5 comentários:

  1. Eu não como fritura por causa do seu feito nocivo. Com esse óleo, é possível que a fritura se torne saudável, ao invés de nociva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fritura saudável eu acho incompatível (sou leigo sobre o assunto). A manteiga comum frita a 120º C, o ghee frita a 250º C. Então aguenta muito mais. Há valor nutritivo também: dizem que é bom pro intestino. O óleo de coco é também saudável. Outro é o azeite de dendê (muito nutritivo e aguenta altas temperaturas). Na Índia, também usam óleo de amendoim e de mostarda (este parecido com azeite de oliva).

      Excluir
  2. Fiz ghee, mas ficou escuro. Coloquei no congelador e ficou da cor de doce de leite. Acho que não ficou 100% clarificada, mas vou usar. O sabor é bom (sabor de manteiga no beiju de tapioca).

    ResponderExcluir
  3. A minha também ficou escura. Imagino que seja porque ficou tempo demais no fogo. Ela fica menos saudável por isso?

    ResponderExcluir