terça-feira, 15 de março de 2011

Peso certo com Ayurveda!



Se você está acima do peso (e entende-se por peso ideal aquele em que você se sente confortável para mover-se pela vida e não o peso ditado pelas tabelas das revistas da moda) e deseja recuperar chamado "peso ideal", é bem possível que você tenha pesquisado e testado várias dietas para emagrecer. Eu aposto que todas funcionam a curto prazo.


Às vezes pensamos que a dieta ajuda a dar um “impulso" para a nossa busca do peso ideal, mas raramente isto acontece. Em geral, começamos uma dieta, sofremos a falta de tudo que gostamos de comer, emagrecemos pouco ou nada (mesmo porque na maioria das vezes não fazemos a dieta corretamente) e sabemos que assim que voltarmos à nossa rotina alimentar engordamos os quilos que perdemos, ou mais.


Então qual é a solução para quem está acima do peso (seja quantos quilos for) e deseja alcançar o tão cobiçado peso ideal?


É claro que a reeducação alimentar é a resposta. Mas trabalhar a reeducação alimentar somente não gera o resultado que queremos, que é o de ser realmente educados para comer. Pra começar:


O que é educação alimentar? Existem regras? Quem as determinou?


De acordo com a Ayurveda, nos alimentamos através dos cinco sentidos, portanto, podemos nos intoxicar através dos mesmos cinco sentidos (Para maior entendimento leia a matéria publicada neste blog em 17 de Maio 2010).

A educação alimentar segundo a Ayurveda, vai além da boa escolha do alimento. Não basta ser orgânico, de boa procedência e feito com higiene, carinho e amor, ou ser o alimento próprio para o seu tipo físico e mental (Vata,Pitta, Kapha). Quem come precisa estar consciente do ato de alimentar-se. Comer sentado, tranqüilo e  conversar sobre assuntos que também sejam “nutritivos”, fazem parte do ritual da alimentação. A proposta da Ayurveda é a educação do ser para a alimentação.

A educação alimentar muda o comportamento e os hábitos de um indivíduo, levando-o a apreciar mais o sabor dos alimentos, sejam eles físicos ou emocionais.

O poder da escolha volta a pertencer ao indivíduo, que enfim se sente no comando de sua própria vida.
                                                                                            Continua...

Regina Abdalla Medeiros Alves é Terapeuta Ayurvédica e Instrutora do curso “Saúde Perfeita” baseado no livro do mesmo título, do Dr. Deepak Chopra. Certificada pela Chopra University in Calsbad, Califórnia, Regina também é Life Coach e sua especialidade é o bem estar físico,mental e social) 


Para maiores informações e serviços envie email para


rica@choprateachers.com


regina@rica.br.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário