terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não finja que não é com você

O ser humano é mesmo intrigante. Das criaturas que habitam a Terra, é o único que tem o que chamamos de razão. Também é o único que se preocupa em saber se hoje é Segunda ou Sábado. Estamos tão afastados da nossa real "natureza" que olhamos o mundo com os olhos do ego. Tudo que existe, existe para mim ou para me servir. Sem querer analizar muito, eu pergunto. Se não respirarmos, morremos. Se não comermos, morremos. E de onde vem a comida e o ar que respiramos?


Não percebemos a relação de interdependência que existe entre tudo que é vivo e nós. Que triste!

Isso nos leva a agir como se fossemos mais importantes que as algas marinhas e as árvores que são as verdadeiras responsáveis pelo oxigênio do planeta. Porque achamos que podemos "cativar" animais em condições cruéis e ainda por cima, comer sua carne, que vem cheia da violência à que são submetidos. Podemos " fritar" as toxinas da carne, mas não a energia da violência que vem com ela.

No passado , viviamos da caça e sem dúvida o produto da  caça era muito saudável. Comiamos a carne de animais que corriam livres pelas matas exercitando sua musculatura até que se rendessem ao seu destino de alimentar o seu predador.

Hoje " fabricamos" animais em cativeiro para " matar a fome" do mundo. Mas que ironia, tem muito mais animal no mundo, do que podemos comer. Estamos ingerindo hormonios,toxinas , anabolizantes e violência e os únicos que pensam que ganham com isso, são os donos da industria da carne.

No plano físico somos o que comemos. Por isso nao finja que nao é com você. A população mundial, que tem acesso à comida, nunca comeu tanta carne. Justo neste momento da humidade em que usamos tantos meios de transporte para nos locomovermos. Salvo raras excessões a população ocidental não caminha como nossos antepassados caminhavam , mas come muito mais carne, porque foi ensinada assim.

No plano social somos o que pensamos, somos nosso comportamento, nossa compaixão. Temos que ser  responsáveis por nossos atos. O Brasil perde terra, água, e incalculáveis recursos naturais para manter a industria da carne.


Se acharmos que não dá pra ficar sem a carne, devemos pelo menos saber que não é só carne que estamos comendo. Estamos aliciando a crueldade que este video postado mostra tão bem. E de sobremesa, perdemos nossos recursos naturais na velocidade da luz, mantendo a posição humilhante de pais " fornecedor" de recursos básicos.

Estou postando o link do documentario " A Carne é Fraca". O video está dividido em duas partes:

Primeira Parte

http://www.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU&feature=related

Segunda Parte

http://www.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg&feature=related


Se depois de assistir o documentário, você ainda não se convenceu de que a carne que esta sendo servida no mundo é fruto da ganancia e da crueldade, pelo menos agradeça à vida sacrificada para te "alimentar".

2 comentários:

  1. Oi Re!

    Sou amiga da Lu daqui de Barretos e curto bastante culinária. Gostaria de saber se você poderia disponibilizar algumas receitas de quinua e amaranto!

    Um grande abraço,

    Maristela

    ResponderExcluir
  2. Oi Maristela,

    Que bom que você gosta de cozinhar. Este é um dos maiores poderes que temos nas mãos, porque é através da alimentação que damos base física ao mundo mental e emocional. Nós realmente somos o que comemos.

    Estou postando as receitas que testei com quinua e amaranto.Espero que você goste!

    Abraços,

    Regina

    ResponderExcluir