quarta-feira, 28 de outubro de 2009


                                                                            Temperos

Os temperos não servem somente para realçar o sabor dos alimentos. Em sua grande maioria, os temperos têm propriedade curativa para o corpo. Se adicionados da maneira e dosagem correta na comida, podem trazer sensação de bem estar e saúde.





Pimenta caiena

Se usada com moderação a pimenta caiena dará sabor e calor à comida sem mudar o sabor do prato. O sabor é picante. As pimentas em geral contêm capsaicina, que comprovadamente interrompe a resposta da dor. Também estimula o metabolismo e é benéfica para o coração, por suas propriedades desobstrutivas.


 Cúrcuma

Tem um aroma de terra e sabor forte. O sabor é predominantemente amargo. Além de já ter sido comprovada sua eficácia anticancerígena, também é estimulante do cérebro, protege contra doenças cardíacas e fortifica os pulmões.


 Cominho

É agradável e tem aroma de nozes. O sabor é picante e estimula o sistema digestivo, é usado para tratar gases, além disso, pesquisas mostram que o cominho pode estimular as enzimas pancreáticas.

 Coentro

Sementes e folhas frescas são mais usadas, tem um aroma cítrico muito gostoso. O sabor é adstringente e também estimula o sistema digestivo. Alguns estudos sugerem que ele pode ser útil para tratar alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovascular e baixar o nível do mau colesterol (LDL) e aumentar o nível do bom colesterol (HDL).

Semente de mostarda

Adiciona um sabor picante e estimulante que pode ser acrescentado em alimentos gordurosos. Tem sabor picante.

Existe ainda um outro segredo no uso das especiarias e temperos, uma técnica chamada 'tadka', ou aquecer os temperos no óleo para realçar o sabor. Somente acrescentar temperos secos à comida não dará um bom resultado, isso vai deixar a comida com gosto seco e amargo. Todos os temperos devem ser aquecidos no óleo, especialmente a cúrcuma, para acentuar mais o sabor.

Um comentário:

  1. ola regina. gostaria de dar os parabens pelo blog e agradecer por mais essa fonte de informacao via internet. eu que ja assiti uma de suas palestras posso dizer, com certeza, que voce e fantastica. Sucesso!!!

    ResponderExcluir