quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Meditacao

    " Muito além das idéias do que é certo e do que é errado existe um campo. Te encontro lá"                                                                                                                                        Rumi                                                             

A meditação é a busca da iluminação e não do relaxamento. Enquanto meditando, relaxamos o corpo, mas a mente está em estado de consciência. Quando meditamos, afastamos os pensamentos cotidianos de nosso campo mental, através de técnicas que variam de "escanear" o corpo á repetir mantras. 

Existem muitos tipos de meditação, mas fundamentalmente, todos vão usar de algum método de esvaziamento mental. O mantra, palavra em Sânscrito, que significa "Instrumento da Mente", é uma palavra ou frase que expressa sonoridade única e tem como uma de suas  funções o foco mental. Ao recitar um mantra a mente está ocupada recitando o mantra, e não abrigando pensamentos cotidianos. 
A Meditação limpa a mente, alinha as ondas mentais, e traz inúmeros benefícios físicos: controla  a pressão sanguínea,ajuda no tratamento de  insônia, relaxa tensões musculares, aumenta a energia física e mental entre outros tantos. A melhor e mais eficaz maneira de explorar sua consciência é através da meditação.
Se você ainda não medita, considere começar hoje!
A consciência é sua, o corpo é seu, portanto quem tem que tomar conta deste patrimônio sem preço, é você!
Meditar por 40 minutos duas vezes ao dia é o ideal, mas se a vida está muito corrida ou se você ainda não está familiarizado com a prática, você pode optar por começar com 20 minutos pela manhã e 20 minutos ao entardecer ( não muito perto da hora de dormir)
Como meditar:
Sente-se confortavelmente, em uma cadeira ou no chão ( pessoas com sérios problemas de coluna e outros e que têm dificuldade em ficar sentadas podem e devem deitar-se). Sinta-se confortável e tenha a certeza de que você não vai ser incomodado. Portanto, desligue o telefone e se estiver em casa, avise que vai estar ocupado por pelo menos 20 minutos.
Feche os olhos ( pra evitar distrações) e por cerca de um minuto, observe sua respiração e use sua mente para escanear seu corpo. Respire fundo e comece a repetir o mantra " So Ham" ( pronuncia-se Sou Ram) por 20 minutos. Quando pensamentos vierem te visitar ( e eles virão muitas vezes) afaste-os gentilmente e volte a repetir o seu mantra. 
Quando você estiver mais familiarizado com o processo de meditação, introduza questões importantes ( quem sou eu? o que quero? como posso servir?) á sua meditação, sem expectativa de ouvir respostas. Apenas observe sua rotina com consciência.
Ao voltar da meditação. Dê-se alguns minutos para voltar ao estado de movimento, afinal, seu corpo foi exposto ao estado de descanso e o retorno ás atividades deve ser feito com calma e respeito á você mesmo.
Durante a meditação você pode experimentar estados de:
1. O sono - e isto significa que você provavelmente tem dormido mal
2. Os pensamentos - é natural que os pensamentos te visitem, porém, volte ao seu mantra. Exercite a meditação!
3. O "espaço" - é para isso que meditamos! para nos encontrarmos nos espaços entre os pensamentos e vamos saber que tivemos êxito quando prazeirosamente " perdermos" o senso de tempo e espaço.

Estou à disposição para qualquer dúvida. Tenha dias de muita inspiração e excelente meditação!


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rica Coaching - Marketing Pessoal - Por Valéria Rolon

Desde muito pequenos já utilizamos nosso marketing pessoal, sem ninguém ter nos ensinado, para conquistar nosso lugar ao sol: atenção dos pais, reconhecimento, melhor lugar no carro, elogios dos tios e professores, por exemplo.
Vamos formando nossa personalidade moldando-nos de acordo com nossa essência, interação e a necessidade de nos relacionar com o ambiente físico e social.
Mas amadurecemos e vamos ampliando nossa ação no mundo, e aí vamos sentindo a necessidade de aperfeiçoar, moldar e direcionar melhor nossa posição no ambiente em que vivemos e a maneira como nos relacionamos com nossos pares.
Marketing Pessoal abriga muitas definições, mas creio que a palavra criou uma espécie de ranço, como muitos outros termos que envolvem o marketing e precisa de um refresh.
Então, em vez de concentrar-se apenas na aparência e nos modos que nos expõem ao mundo, prefiro considerar a essência, das quais considero mais relevantes: O conhecimento, ao comportamento, a capacidade; a integridade, a inteligência, a interatividade; a personalidade, a potencialidade, e a publicidade - para preservar a qualidade.
O jogo não mudou, ainda é o mesmo de quando éramos bebês – usamos nossas habilidades e nosso it para conquistar o que desejamos, mas isso só vale a pena se formos verdadeiros, portanto, não adianta mudar a embalagem e fingir ser o que não somos, pois há muito conflito quando queremos passar uma imagem que está dissociada do conteúdo.
Há casos em que o primeiro passo é mudar o conteúdo, agregar novos ingredientes, alguns são até cirúrgicos, em outros, um ajuste entre a imagem e o discurso ajuda bastante.

Valéria é formada em communicação com especialização em propaganda e seu forte é Marketing Pessoal. Servindo na industria do Coaching por mais de 10 anos, Valéria reune talento, habilidade e compaixão ao seu trabalho. Depois de conversar com ela, você vai se ver com outros olhos! 
Descubra seu verdadeiro potencial.

Para informações  envie emails para
rica@choprateachers.com 


Saco é um Saco!


Campanha contra a poluição. Seja consciente. Participe e deixe seu comentario!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Receitas de Quinua Real e Amaranto

Receitas testadas e aprovadas por mim. Me deliciei com todas elas e espero que vocês gostem!

Atendendo ao pedido da Maristela, de Barretos:



Sopa de Quinoa, Amaranto e Milho

Por Lorna Sass - "Whole Grains Every Day, Every Way"
Serve 6 porções


Você vai precisar de:


3 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara de alho-poró picado (partes brancas e verde-claro)
1 xícara de aipo picado (remover os “fios” descascando o aipo antes de picá-lo)
½ xícara de pimentão vermelho bem picado
1 colher de chá de sal, ou a gosto
¼ xícara de amaranto
½ xícara de quinoa, bem lavada
¼ colher de chá de tomilho seco
4 xícaras de milho fresco
1 xícara de leite integral
2 colheres de sopa de salsa

O que fazer:


Em uma panela grande, derreter 2 colheres de sopa de manteiga, em fogo médio-alto. Acrescentar o alho-poró, aipo picado, pimentão, e ¼ de colher de chá de sal. Cozinhar, mexendo frequentemente, até que os vegetais fiquem bem macios, cerca de 5 minutos.

Acrescentar o amaranto e 3 xícaras de água. Ferver em fogo alto. Acrescentar e mexer a quinoa e o tomilho. Ferver novamente. Reduzir levemente o fogo e cozinhar em fervura leve, parcialmente coberto, por 10 minutos. 
Em paralelo, em um processador, bater 3 xícaras de milho e 1 xícara de água. Quando a quinoa atingir 10 minutos de cozimento, adicionar o purê de milho e o restante do milho na sopa. Acrescentar sal a gosto. Reduzir o fogo e cozinhar até que a quinoa e o amaranto estejam macios, 3 a 5 minutos. Quando a quinoa estiver pronta, não haverá mais o ponto branco em meio ao grão, e algumas das “caudas” dos grãos poderãos e soltar e flutuar. Observando de perto, o amaranto parecerá pequenas bolhas opacas flutuando na superfície.

Acrescentar o leite e o restante da manteiga, e mexer. Dividir em porções e guarnecer com um pouco de salsa.
Nota: A sopa engrossa com o tempo; acrescentar leite e sal para retornar à consistência desejada.
 Variações

 Para mais cor, use 2 colheres de chá de quinoa vermelha e ½ xícara de quinoa-marfim. Acrescente a quinoa vermelha quando acrescentar o amaranto. Use creme de leite ao invés de leite. Use losna ao invés de tomilho.

Sopa de Quinoa, Milho e Camarão: Ao invés de água, use 4 xícaras de caldo de peixe ou mexilhões. Use orégano ao invés de tomilho. Quando a quinoa estiver macia, acrescente 250 gramas de camarões pequenos descascados. Cozinhar até que o camarão fique rosado, cerca de 1 minuto. Omitir o leite.



Salada de Quinua ou Amaranto

Duas xícaras de grãos de QUINOA OU AMARANTO.
Duas xícaras de água. Um a dois dentes de alhos (médios).
Meia cebola média.
Meia xícara de cebolinha picada.
Meia xícara de salsa ou coentro picado.
Meia xícara de tomate picado.
Meia xícara de pepino picado.
Uma colher de sopa de suco de limão.
Três colheres de sopa de azeite de oliva.
Lave os grãos, adicione a água e coloque para cozinhar por cerca de 8 min.
Desligue e espere esfriar.
Adicione os temperos, o suco de limão e o azeite; adicione sal a gosto, misture bem e está pronta para servir.

Salada de Outono


2 xícaras de AMARANTO cozido 
 1 maço de cheiro verde misto – 2 maçãs
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ limão
Sal ou molho de soja (shoyu) à gosto.
Cortar as maçãs em cubinhos e o cheiro verde bem miúdo.
Tempere com o azeite, o limão e o sal.
Acrescente o amaranto e sal, se for necessário.


Decore com agrião e rabanete.

Biscoito

Uma xícara de grão de QUINOA ou AMARANTO.
Uma xícara de farinha de quinoa ou amaranto.
 Duas xícaras de amido de milho.
Três quartos de xícara de água (ou leite).
Dois ovos.
 Meia xícara de manteiga.
Meia xícara açúcar.
 Uma colher de sobremesa de fermento químico.
Uma colher de sobremesa de sal.

 Deixe os grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha; adicione o fermento por último. Unte bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20-30 min).

Sopa Andina


200g de QUINOA (ou AMARANTO)
2 cenouras cortadas em cubinhos
3 batatas baroas cortadas em cubinhos
5 batatas inglesas cortadas em cubinhos
500g de abóbora cortada em cubinhos
1 maço de cheiros-verdes picadinhos
Sal à gosto.

 Refogar a cebola e acrescentar todos os ingredientes, menos o cheiro-verde. Colocar água e cozinhar por aproximadamente 45 min. Provar o sal, colocar mais água, se necessário e servir com o cheiro-verde.













quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Plantas Medicinais

11/03/2010 - 15h34




Anvisa regulamenta uso de plantas medicinais de tradição popular



As orientações em relação ao uso do alho, por exemplo, incluem deixá-lo em água à temperatura ambiente, em vez de usar água fervente


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (10) uma regulamentação para o uso de plantas medicinais, com o objetivo de popularizar a prática. A medida, que faz parte da RDC 10, busca esclarecer quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos.



“O alho é um famoso expectorante e muita gente tem o hábito de usá-lo com água fervente. No entanto, para aproveitar melhor as propriedades terapêuticas, o ideal é deixá-lo macerar, ou seja, descansar em água à temperatura ambiente”, explica a coordenadora de fitoterápicos da Anvisa, Ana Cecília Carvalho.



Inaladas, ingeridas, usadas em gargarejos ou em banhos de assento, as drogas vegetais têm formas específicas de uso e a ação terapêutica é totalmente influenciada pela forma de preparo. Algumas possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser maceradas. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão.



Preparo correto

Outra novidade da resolução diz respeito à segurança: a partir de agora as empresas vão precisar notificar (informar) à Anvisa sobre a fabricação, importação e comercialização dessas drogas vegetais no mínimo de cinco em cinco anos. Os produtos também vão passar por testes que garantam que eles estão livres de microrganismos como bactérias e sujidades, além da qualidade e da identidade.



Além disso, os locais de produção deverão cumprir as Boas Práticas de Fabricação, para evitar que ocorra, por exemplo, contaminação durante o processo que vai da coleta, na natureza, até a embalagem para venda. As embalagens dos produtos deverão conter, dentre outras informações, o nome, CNPJ e endereço do fabricante, número do lote, datas de fabricação e validade, alegações terapêuticas comprovadas com base no uso tradicional, precauções e contra indicações de uso, além de advertências específicas para cada caso.



Drogas vegetais x fitoterápicos

As drogas vegetais não podem ser confundidas com os medicamentos fitoterápicos. Ambos são obtidos de plantas medicinais, porém elaborados de forma diferenciada. Enquanto as drogas vegetais são constituídas da planta seca, inteira ou rasurada (partida em pedaços menores) utilizadas na preparação dos populares “chás”, os medicamentos fitoterápicos são produtos tecnicamente mais elaborados, apresentados na forma final de uso (comprimidos, cápsulas e xaropes).



Todas as drogas vegetais aprovadas na norma são para o alívio de sintomas de doenças de baixa gravidade, porém, devem ser rigorosamente seguidos os cuidados apresentados na embalagem desses produtos, de modo que o uso seja correto e não leve a problemas de saúde, como reações adversas ou mesmo toxicidade.



As orientações da Anvisa para o uso de plantas medicinais podem ser encontradas em um documento em pdf no portal da agência (http://www.anvisa.gov.br/).



Saiba como utilizar algumas plantas medicinais populares

Nome Forma de utilização Modo de usar Alegações Contraindicações Efeitos adversos

Alho (Allium sativum) Maceração: 0,5 g (1 col café) em 30 mL (cálice) Utilizar 1 cálice 2 x ao dia antes das refeições Hipercolestero lemia (colesterol elevado). Atua como expectorante e antisséptico Não deve ser utilizado por menores de três anos e pessoas com gastrite e úlcera gástrica, hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (concentração de açúcar baixo no sangue). Não utilizar em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes Doses acima da recomendada podem causar desconforto gastrointestinal

Carqueja (Baccharis trimera) Infusão: 2,5 g (2,5 col chá) em 150 mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá de 2 a 3 x ao dia Dispepsia (Distúrbios da digestão) Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes O uso pode causar hipotensão (queda da pressão)

Picão (Bidens pilosa) Infusão: 2 g (1 col sobremesa) em 150 mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá 4 x ao dia Icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo) Não utilizar na gravidez -

Capim cidreira (Cymbopogo n citratus) Infusão: 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá de 2 a 3 x ao dia Cólicas intestinais e uterinas. Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave - Pode aumentar o efeito de medicament os sedativos (calmantes)

Alcachofra (Cynara scolymus) Infusão: 2 g (1 col sobremesa) em 150mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá 3 x ao dia Dispepsia (distúrbios da digestão) Não deve ser utilizado por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático O uso pode provocar flatulência (gases), fraqueza e sensação de fome

Mulungu (Erythrina verna) Decocção: 4 a 6 g (2 a 3 col de sobremesa) em 150 ml (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá de 2 a 3 x ao dia Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave - Não usar por mais de 3 dias seguidos

Erva cidreira (Lippia alba) Infusão: 1 a 3 g (1 a 3 col chá) em 150 mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá de 3 a 4 x ao dia Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo, e expectorante Usar cuidadosamente em pessoas com hipotensão (pressão baixa) Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e hipotensão (queda da pressão)

Camomila (Matricaria recutita) Infusão: 3 g (1 col sopa) em 150 mL (xíc chá) Utilizar 1 xíc chá de 3 a 4 x ao dia Cólicas intestinais. Quadros leves de ansiedade, como calmante suave Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não finja que não é com você

O ser humano é mesmo intrigante. Das criaturas que habitam a Terra, é o único que tem o que chamamos de razão. Também é o único que se preocupa em saber se hoje é Segunda ou Sábado. Estamos tão afastados da nossa real "natureza" que olhamos o mundo com os olhos do ego. Tudo que existe, existe para mim ou para me servir. Sem querer analizar muito, eu pergunto. Se não respirarmos, morremos. Se não comermos, morremos. E de onde vem a comida e o ar que respiramos?


Não percebemos a relação de interdependência que existe entre tudo que é vivo e nós. Que triste!

Isso nos leva a agir como se fossemos mais importantes que as algas marinhas e as árvores que são as verdadeiras responsáveis pelo oxigênio do planeta. Porque achamos que podemos "cativar" animais em condições cruéis e ainda por cima, comer sua carne, que vem cheia da violência à que são submetidos. Podemos " fritar" as toxinas da carne, mas não a energia da violência que vem com ela.

No passado , viviamos da caça e sem dúvida o produto da  caça era muito saudável. Comiamos a carne de animais que corriam livres pelas matas exercitando sua musculatura até que se rendessem ao seu destino de alimentar o seu predador.

Hoje " fabricamos" animais em cativeiro para " matar a fome" do mundo. Mas que ironia, tem muito mais animal no mundo, do que podemos comer. Estamos ingerindo hormonios,toxinas , anabolizantes e violência e os únicos que pensam que ganham com isso, são os donos da industria da carne.

No plano físico somos o que comemos. Por isso nao finja que nao é com você. A população mundial, que tem acesso à comida, nunca comeu tanta carne. Justo neste momento da humidade em que usamos tantos meios de transporte para nos locomovermos. Salvo raras excessões a população ocidental não caminha como nossos antepassados caminhavam , mas come muito mais carne, porque foi ensinada assim.

No plano social somos o que pensamos, somos nosso comportamento, nossa compaixão. Temos que ser  responsáveis por nossos atos. O Brasil perde terra, água, e incalculáveis recursos naturais para manter a industria da carne.


Se acharmos que não dá pra ficar sem a carne, devemos pelo menos saber que não é só carne que estamos comendo. Estamos aliciando a crueldade que este video postado mostra tão bem. E de sobremesa, perdemos nossos recursos naturais na velocidade da luz, mantendo a posição humilhante de pais " fornecedor" de recursos básicos.

Estou postando o link do documentario " A Carne é Fraca". O video está dividido em duas partes:

Primeira Parte

http://www.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU&feature=related

Segunda Parte

http://www.youtube.com/watch?v=SKz6sgnUgdg&feature=related


Se depois de assistir o documentário, você ainda não se convenceu de que a carne que esta sendo servida no mundo é fruto da ganancia e da crueldade, pelo menos agradeça à vida sacrificada para te "alimentar".

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ajos Moram no Céu

Lindissima na formatura com o  tio e padrinho Lourenco



No dia quinze do mes de Junho, recebi a triste notícia de que minha amada sobrinha Andrea desencarnou. Minha Princesa estava com 29 anos, prestando concursos para ser promotora de justiça, linda e alegre, cheia de vida, namorando e com muitas perspectivas. Viajou para Roma para visitar o noivo e teve um infarto fulminante no saguão do Aeroporto Internacional de Roma....e lá se foi a nossa Deinha.


Inesperado.

Na verdade, inesperado não é bem o termo. Nascemos sabendo que vamos morrer e ninguém sabe quando. Mas temos a péssima mania de achar que os idosos vão primeiro ou que quem é tão bom e alegre deveria ficar por aqui um pouquinho mais. Ledo engano!
Andrea sempre passou a idéia de alegria. Sorria lindamente pra todo mundo e onde quer que fosse, levava seu excelente senso de humor á tira-colo.
Amanhã, dia 24 de Julho, ela faria 30 anos. Idade da Terra é claro, porque o espírito não tem idade. Penso nela como quem pensa num ser amado que está viajando e não vai voltar. Penso que onde quer que ela esteja, está tão bom e acolhedor, que ela não precisa mandar notícias. Eu sim, é que preciso ter o discernimento e a fé, de que tudo é como tem que ser, de que ela está bem, por isso não preciso me perguntar como ela está. E fica a certeza de que um dia a gente vai se encontrar.

Para a percepção humana, o mundo material sela a vida, como se só fosse vivo o que podemos ver e identificar como vivo. Esquecemos que somos feitos de pura energia. O que alimenta a vida é energia e quando ela se esvai da matéria a vida humana acaba, mas nao acaba a Energia.

Conheci a Andrea por seus traços físicos e também pela energia e magnetismo, pela alegria e bom humor. O corpo físico se foi, mas foi só o corpo mesmo.

Andrea não morre. É eterna, infinita e amada, muito amada.

Outro arquétipo no qual estamos mergulhados é a idéia de céu e inferno. Ambos são estados de espírito e se altercam conforme as experiência de vida que temos. Como conheço a essência da Andrea , sei que ela era um anjo na Terra, que propiciava alegria e encantamento a quem cruzasse seu caminho. Com esta ardua lição aprendi, que o céu da Andrea é sua alegria e neste céu é que ela esta. Lugar de Anjo é no Céu!

O tempo vai ajudar a tirar o trauma da notícia, o sentimento de dor e algum resquício de incompreensão.
Aqui ficamos com a saudade e as lembranças das alegrias que você nos deu Andrea. Você é um presente da vida e todos nós temos a alma repleta de gratidão, por termos tido a benção de te conhecer , por termos vivido ao seu lado e aprendido com você; que brigar é ruim, que amar é bom, que sorrir é agradecer a dádiva da vida!

Te amo muito e para sempre minha Linda Princesa Andrea...



Tia Regininha











 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orgulho e filha única da mamãe Regina
o adorado primo Marcos ao fundo
Gulosa! Ouro Preto com a prima Priscila

Na mina em Ouro Preto com a Pri.




Ouro Preto - descida para a mina - Andrea e Eu


dormindo no ombro da vovó Gininha -Deinha e Pri

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Digestão Emocional

                   Digestão Emocional


Olfato, audição, paladar, tato e visão são os cinco portais pelos quais interagimos com o " mundo de fora" e precisamos desenvolver a consciência de que " comemos" experiências de vida por meio de todos eles e não somente pela boca.

Ao assistirmos um filme violento ou de terror, estamos comendo violência e terror. Mesmo que seja para nossos estados de consciência, uma grande diversão, devemos saber que o nosso cerebro e consequentemente o nosso corpo, não reconhecem a diferença entre um filme e a realidade. Se no fime, assistimos uma  cena de uma pessoa correndo desesperadamente para se livrar de um ataque psicopata, todos os hormonios do nosso corpo estão em estado de alerta e prontos para correr também. Por isso nos emocionamos ao assistir filmes. Emoções são comida para o nosso emocional.

O nosso corpo é preparado para digerir, assimilar e eliminar a comida que comemos. E o nosso sistema emocional? Será que quando assistimos cenas violentas no jornal das oito, digerimos, assimilamos e eliminamos a violência?

A resposta é não! Assim como a comida que comemos, quando não bem digerida, assimilada ou eliminada, nos causa toxicidade, provocando mal estares e até mesmo doença, a falta de " digestão emocional" nos causa estados emocionais que fazem variar nossos humores, são acumulativos e portanto, podem gerar as mais variadas formas de doença e mal estar.

Quando você estiver assistindo um filme, novela ou o Jornal das oito, preste atenção nos sinais que o seu corpo emite. Se você se indignar demais, virar o rosto, fechar os olhos ou sente calafrios, o seu corpo esta dizendo que é hora de mudar o canal.

Da mesma maneira que o corpo conversa  te aconselhando a ficar longe dos produtos que te provocam alergias, ele também te dá sinais sobre sua " comida emocional".

A meditação ajuda no processo de conscientização de sí mesmo. Prestar atenção em você e viver menos horas no " piloto automático" é o caminho para ajudar seu corpo a metabolizar experiências, mas não é tudo. Uma vez que você ja tenha "engolido" experiências emocionais ( e isso acontece a todo segundo) resta ajudar seu sistema emocional a assimilar e eliminar.


Desintoxicação Emocional  

Escrever sobre suas emoções ajuda a eliminar delas a toxicidade. Fica a experiência, desaparece a emoção tóxica. Também é aconselhavel guardar seus escritos por cerca de quatro dias e só então reler suas emoções. Geralmente, na releitura, não nos reconhecemos mais como a pessoa que escreveu o texto que agora seguramos nas mãos. Somos seres mutantes!

Os sete passos para a desintoxicação emocional

1.  Dê nome aos seus sentimentos. Você está com raiva? medo? tristeza? 

2. Sinta a emoção no seu corpo. Que parte do seu corpo responde à sua emoção? perceba que as doenças também provêm de emoções não resolvidas.

3. Escreva seus sentimentos em relação à sua emoção. Não econimize palavras nem tampouco preocupe-se com a gramática. Guarde seu texto por cerca de quatro dias em um lugar longe de suas vistas.

4. Releia seu texto e pergunte-se: Ainda penso e sinto dessa maneira? Perceba que você oscila e muda, varia e progride.

5. Faça um ritual para destruir o seu texto. Rasgue ou queime ( se queimar, observe as normas de segurança e faça-o com toda precaução.)

6. Divida sua experiência com um amigo e perceba que embora você esteja contando a estória, o sentimento dorme tranquilo no berço do entendimento e da compreensão.

7. Parabéns! Se você conseguiu fazer o ritual da desintoxicação emocional e sentiu resultados positivos, é hora de comemorar! dê-se um presente! faça algo que te agrade, se presenteie, vá jantar fora, assistir aquele filme que você tanto queria, enfim, faça algo que te premie pelo seu feito emocional!


Deixe seu recado. Conte suas experiência e inspire os outros!


Regina







segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

No dia 22 de Dezembro o Etec José Martimiano da Silva da cidade de Ribeirão Preto,  graduou trinta e sete formandas no Curso Técnico em Nutrição e Dietética. O curso teve início em meados de 2008 e durou 1 ano e meio.

Parabéns para as lindas formandas, que agora invadem o mercado de trabalho, oferecendo o que há de melhor em técnicas de alimentação.


Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Formandas


Turma  – Manhã

Beatriz Carlos Ferreira de Jesus
Eleusa da Silva Lima Camilo
Flávia Valéria Falguetti Ferreira Silva
Irene Ferreira de Andrade
Jaqueline de Souza da Silva
Laiane Pereira da Silva
Lúcia Emília de Oliveira Castigio
Luzilene Silva Lima
Mirella Cristina de Marco
Mônica Rejania Neres de Souza Lopes
Nilma Sebastiana Ferreira
Paula Elida Paraguaçu Lisboa
Patricia Bonfim
Poliana Batista da Silva
Rita de Cássia Colsera Ferreira
Roseli Bonhevaz Palaretti
Sarah Medeiros Pereira
Tamara Lucera Kineippe
Valéria Maria Tramontano Gaioto
Yasmin Primiani


Turma  - Tarde


Adriana Aparecida Martins e Silva
Amanda Cristina Afonso
Camila de Medeiros Cabral Fernandes
Dayane da Silva Machado
Eliane de Souza e Silva
Francielle do Carmo de Souza
Glaucia Aparecida Moraes Camargo
Isabella Aparecida Teodoro
Juliana Cristina Possos
Juliana Ferreira Gomes da Silva
Larissa Geraldi de Freitas
Lohaina Antonelli
Márcia da Silva Rufino
Maria Carolina Rocha Assugeni
Nádia Lídia Dias Ferreira
Pamela Oliveira Escarso
Thais Ribeiro Camiran







quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!



O Saúde Perfeita deseja a todos um 2010 de plenas realizações.


Em 2010 trate-se bem . Coma com consciência e e dê boas gargalhadas. Seja leve e leve a paz onde quer que você vá!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aprenda a fazer uma horta orgânica dentro de casa

                                           Horta Orgânica





                                                         Horta orgânica: comida saborosa, saudável e sustentável.

Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados.

É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.



                                          Preparativos



                        Confira o clima, o solo, o local de plantio e as espécies antes de começar sua horta/Foto: Almargem

Antes de iniciar sua horta, fique atento aos seguintes fatores:

Clima – ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificados, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.

Solo - muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Local – o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhavel a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.

Espécies – escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.



                                      Dentro de casa




                                  Dentro de casa, prefira os vasos e as espécies menores, como temperos/Foto: Drang


Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos. Eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de só plantar espécies que irão se adaptar ali.



Passo a passo:

1. Escolha um vaso com furos;

2. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4. Espalhe um pouco de areia;

5. Plante as mudas;


                                                              Em espaços médios


                                                Use sempre adubos orgânicos, como os compostos/Foto: terracotabolsas

Se você dispõe de um espaço um pouco maior, pode plantar as espécies diretamente na terra, em um canteiro. Você pode cultivar os mesmo alimentos indicados para os vasos, além de outros, que precisam de mais espaço.

Passo a passo:

1. Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;

2. Misturar o composto orgânico;

3. Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;

4. A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m;

5. Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro);

6. Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;

7. Misturar as sementes com areia e espalhar com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;

8. Regar pelo menos uma vez ao dia. Em regiões quentes, duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Regar nas horas frescas, de preferência pela manhã.



                                     Em espaços grandes



                                 Hortas grandes exigem mais cuidados, mas a recompensa pode ser grande/Foto: blog visão

Se você possui uma área maior, como um terreno ou um amplo quintal, pode fazer uma horta mais estruturada e com maior variedade de alimentos. Essas dão mais trabalho, mas certamente você será compensado.


Passo a passo:




1. Monte a sua horta orgânica em uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem. Escolha um lugar que receba muito sol. Se você mora em uma região seca, é preciso ter uma fonte de água próxima.


2. Limpe a área que será plantada. Você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural.


3. Are a terra quando tiver limpado o terreno. Use enxada ou arado para remover bem. A terra deve estar úmida para ser arada.


4. Coloque o composto orgânico na terra para que ela seja mais fértil e as frutas, verduras e legumes cresçam facilmente. Espalhe uma camada de 4 cm de adubo e misture bem com a terra da superfície.


5. Para plantar, faça um desenho da sua horta. Informe-se sobre como cresce cada fruta, verdura e legume que você pretende plantar, como eles devem ser agrupados e qual é a distância necessária entre eles para um bom crescimento.


6. Faça sulcos a cada 30 cm, que atravessem a horta inteira. Isso organizará suas frutas e verduras e permitirá que você se desloque sem problemas pela plantação. Coloque tijolos, pedras ou madeiras dentro desses sulcos para poder andar sem pisar nas plantas.


7. Siga as instruções das embalagens das sementes. Informe-se sobre o crescimento e agrupe-as de acordo com as informações que você obteve ou as indicações de um especialista.


8. Proteja a sua horta contra pragas e insetos. Remova as ervas-daninhas que crescerem entre as plantas, já que elas absorvem a água que a sua horta precisa para crescer.


Dicas:


•Se o seu terreno é muito argiloso, acrescente areia junto com o adubo, para ele ficar mais permeável à água.


•A irrigação é fundamental para um bom crescimento. O sistema por gotejamento é o ideal.


•Você pode colocar palha nos sulcos para evitar o crescimento de ervas-daninhas.


•Os tempos de crescimento de cada verdura, cada fruta e cada legume são diferentes, assim como as estações do ano em que cada um deve ser plantado. Informe-se bem a respeito e confira a tabela abaixo para saber quando plantar cada muda.






Com informações do www.jardimdeflores.com.br, http://www.wiki.bemsimples.com/  e http://www.planetaorganico.com.br/

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Industria da Comida


Indústria Alimentícia


Náo é a indústria alimentícia, mas sim o agricultor quem coloca a comida na sua mesa!
 
 
A indústria mundial de alimentos é imensa: inclui tudo, desde o desenvolvimento da semente à criação, abate e venda de animais para consumo no mercado. A cada ano, os varejistas de alimentos fazem  mais de US $ 4 trilhões ( dolares) de em negócios.


Os produtores de alimentos funcionam como outras corporações. Eles usam a tecnologia para melhorar os seus produtos (atualmente, cerca de 45% do  milho e 85% da soja nos Estados Unidos são geneticamente modificadas.) e pressionar o governo que regula o agronegócio para promover seus próprios interesses. No ciclo eleitoral de 2008, a indústria de alimentos doou US $ 65 milhões para candidatos a cargos federais na America. Então, quem está olhando pelos para os consumidores?

Food Inc. ( A industria dos Alimentos) é um Documentário interessante e que abre os olhos da população mundial para a questão da alimentação e da industria de alimentos. Mais do que mostrar as falhas e as manobras políticas por traz da industria dos alimentos, Food Inc. mostra também a solução para este gravíssimo problema .

Assisti a premier em San Francisco, no Embarcadero Center 1, e fiquei pasma com as verdades mostradas no Documentário ( que também tem sua versão em livro) mas fiquei aliviada em saber que a solução está nas mãos do consumidor.

Por isso, da próxima vez que você for ao supermercado, esteja ciente de que os produtos que você retira das prateleiras, têm que ser repostos e este é o melhor  indicador  de vendas para os donos de supermercado.

Pare e Pense! Produtos embalados em caixas, saquinhos, garrafas de plástico ou de vidro ( sei que é difícil viver sem a  fartura e a comodidade - também estou me adptando) não são vivos. Portanto, quando comprar comida, tenha como meta comprar pelo menos 60% de comida viva ( legumes, frutas, verduras, brotos) e se puder ser orgânico, melhor ainda!

Este tipo de "comunicação" com o dono do supermercado (que vai atingir o atravessador, o produtor e toda a cadeia de empresas dos alimentos) é silenciosa. Você compra orgânicos - eles também têm que comprar mais orgânicos.

Faça sua parte. Pense em você e na sua linda e amada família! Você é um ser vivo que se recicla todos os dias.

Tome água de boa qualidade e coma alimentos com o maior grau de pureza possível e lembre-se:

Voce é o que você come!

http://www.foodincmovie.com/